Ao longo dos anos, a ideia da siderurgia sustentável está cada vez mais viva na rotina das indústrias. Afinal, as emissões de CO2 estão no foco das discussões mundiais porque são a principal causa do aquecimento global, gerando grandes malefícios ao meio ambiente. Por isso, é necessário repensar as atividades na indústria e ajudar a reverter a situação em que o planeta se encontra.
Neste caso, o decreto 11.075/2022 torna possíveis as diretrizes para criação de ideias que focam no desenvolvimento sustentável e ajudam a promover a neutralidade climática. Inegavelmente, essa transformação na indústria siderúrgica impacta a vida de muitas pessoas e promove mais qualidade produtiva.
Portanto, é essencial conhecer a fundo tal assunto e criar políticas que valorizem esses ideais sustentáveis. Logo, continue conosco e veja mais informações sobre responsabilidade ambiental.
O que são as emissões de CO2?
O gás carbônico, também chamado dióxido de carbono (CO2), é um composto gasoso liberado por vários organismos naturalmente. No entanto, a presença em excesso na atmosfera possui um efeito nocivo, capaz de gerar desequilíbrio no efeito estufa e aumentar o aquecimento global.
Desde o início da Primeira Revolução Industrial até hoje, o nosso planeta sofre pelas emissões de CO2 em excesso. Afinal, suas partículas ficam suspensas no ar e ajudam a propagar doenças nas pessoas, além de dificultar a vida de animais e promover muitas mudanças climáticas.
Como bem sabemos, o uso de combustíveis fósseis na indústria é o que preserva tal cenário nocivo. Por isso, é fundamental que a empresa tenha mais responsabilidade ambiental e promova mudanças internas e externas que implementem a sustentabilidade na siderurgia.
Quais exemplos de empresas que promovem a responsabilidade ambiental?
A Ford, uma das marcas mais relevantes no segmento automotivo, já dispõe de políticas e um código de conduta que visa a neutralidade de carbono. A ideia é não só reduzir a emissões de CO2, mas fazer com que tais práticas também sejam válidas na rotina de seus fornecedores ao redor do mundo.
Outra empresa que segue tal propósito é a Vivo. Além do buscar o uso de energia renovável, ela pretende incentivar outras empresas a seguir os princípios ESG, que envolvem aspectos relacionados a Environmental (Meio Ambiente), Social e Governance (Governança). Assim, contribui para reduzir emissões diretas e indiretas.
Sem dúvidas, ter responsabilidade ambiental, além de contribuir com o meio ambiente, também é uma ótima forma de as empresas terem um posicionamento de marca relevante na atualidade. Afinal, é crescente a preocupação e o compromisso de pessoas físicas e jurídicas em fazer parcerias comerciais com entidades que seguem os mesmos objetivos que os delas. Logo, é muito importante considerar essa questão nas negociações.
Quais mudanças podem diminuir os impactos do CO2?
Em suma, uma das maneiras de diminuir a emissão de gases de efeito estufa e valorizar um programa de siderurgia sustentável é a implantação do aço verde, produzido com carvão vegetal e decorrente de ambientes reflorestados. Essa é uma forma de revisar os processos produtivos e focar em um produto que apresenta o melhor custo-benefício do mercado.
Aliado a isso, é essencial que sua marca tenha por perto fornecedores ambientalmente responsáveis. Assim, é possível fazer parceria com empresas que dialoguem com o seu propósito e melhorem o alcance do seu compromisso para fortalecer seu diferencial competitivo. A Usina Siderúrgica Atlas assume o compromisso de produzir ferro gusa com preservação do meio ambiente e a valorização das pessoas, unindo transparência e governança corporativa.
Para finalizar, queremos lembrar que a adoção do aço verde na sua empresa melhora a linha de produção e promove uma política de descarbonização de maneira correta. Portanto, foque em decisões que reduzam as emissões de CO2 e que conduza uma produção de forma mais sustentável.
Nós possuímos certificação ISO 9001 e queremos ajudar sua empresa nesse compromisso sustentável. Por isso, entre em contato conosco e conheça mais detalhes sobre nossa marca.