reuso-de-agua-na-siderurgia

Da chuva ao reúso de água na siderurgia: oportunidades de melhoria no consumo

A sustentabilidade deve sempre pautar as ações relacionadas às ações de exploração mineral. Por isso, é importante pensar em processos de reúso de água na siderurgia e entender como isso pode impactar positivamente a indústria. Atualmente, existem políticas de valorização dos bens materiais, sendo possível reduzir custos e ajudar o planeta com práticas que amenizam os impactos ambientais.

Em suma, esse tipo de investimento fortalece sua marca no segmento e permite fidelizar os colaboradores que fazem parte dela. Isso porque ocorre uma mudança positiva na cultura organizacional em busca de uma gestão com foco na inovação e sustentabilidade. O público externo também cobra mudanças nas políticas ambientais e sociais das empresas.

Dito isso, conheceremos algumas formas de conduzir o reúso de água na siderurgia com total comprometimento e responsabilidade social. Confira as oportunidades de melhoria no consumo!

Qual a importância da preservação dos recursos naturais?

Os desequilíbrios ambientais geram consequências irreversíveis ao planeta. Primordialmente, algumas práticas industriais colaboram para que isso aconteça, mas essa realidade precisa ser revista. 

Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 63% das empresas do setor industrial pretendem ampliar seus investimentos em sustentabilidade. Com isso, elas precisam apresentar pelo menos uma ação que favoreça tal objetivo. 

Seja como for, existem variadas soluções que contribuem para a preservação ambiental e que melhoram a perspectiva do público interno e externo pela sua marca. Entre elas, podemos citar a utilização de energia solar e eólica, o uso de biomassa, biocombustíveis e reutilização de recursos naturais de maneira consciente. 

Como monitorar o reúso de água na siderurgia e melhorar o consumo?

A economia sustentável, aliada com a transformação digital, traz grandes melhorias ao seu negócio. Também fortalece o diferencial competitivo da sua marca, que estará alinhada com os princípios ESG. O reúso de água na siderurgia é uma entre tantas práticas para dar o primeiro passo na implantação da conscientização coletiva. Veja abaixo de que maneira isso é possível.

Vistorias de reúso de água na siderurgia

A metodologia Lean tem o objetivo de reduzir qualquer tipo de desperdício presente na empresa. Por isso, é importante adotá-la para identificar problemas hidráulicos com maior facilidade e agir de maneira preventiva. Assim, é possível evitar que problemas se agravem e gerem ainda mais custos.

Monitoramento do uso de água

Atualmente, as tecnologias permitem a criação de sistemas de reúso e promovem a redução do risco de crises hídricas, principalmente os sistemas de captação de água da chuva em épocas mais chuvosas do ano.

Essa prática inspira a reavaliação de processos internos que focam no reúso de água na siderurgia. Desde a limpeza de equipamentos até monitoramento da qualidade de água em mananciais e redes de distribuição.

Utilização de águas pluviais

Por meio dessa alternativa, a empresa não só reduz o custo de fornecimento desse bem material, como também começa a utilizá-lo para fins não potáveis que ajudam a conter as enchentes e trazer benefício próprio no período de cheia. Uma miniestação de tratamento na fábrica também fará uma grande diferença nas suas práticas de gestão ambiental.

Para finalizar, não deixe de promover treinamentos internos em busca de reforçar boas práticas do reúso de água na siderurgia. Afinal, todos precisam estar comprometidos com esse propósito a fim de reduzir os impactos ambientais e, consequentemente, melhorar a imagem do seu negócio.

Quer ficar por dentro de mais assuntos como este? Então não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter e melhorar seu conhecimento sobre produção na siderurgia.

Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

ENTRE EM

CONTATO

Translate »
Rolar para cima