aco-verde

Aço verde e a sustentabilidade na siderurgia

A sustentabilidade é um tema que vem atraindo a atenção de empresários e do público geral. Precisamos de políticas e soluções sustentáveis que possam reverter os descasos com o meio ambiente e diminuir os desperdícios de bens naturais. Diante disso, cresce a importância do mercado de aço verde.

Sem dúvidas, esse é um grande diferencial competitivo que uma empresa pode demonstrar nos dias de hoje. Esse é um fator que agrega valor à marca e permite uma mudança positiva na cultura organizacional. Consequentemente, ela inspira investimentos focados em tal objetivo, como a certificação ISO 14001.

Quer saber mais detalhes sobre essa solução benéfica? Então continue conosco e amplie seus conhecimentos.

A importância de deixar os produtos mais sustentáveis

A preocupação com a biodiversidade e a responsabilidade socioambiental são cuidados que pessoas físicas e jurídicas precisam constantemente defender. Isso é reflexo da necessidade de conservação dos recursos naturais e a adoção de hábitos sustentáveis no dia a dia.

Aliás, a realidade do planeta é cada vez mais angustiante diante de poluentes e mudanças climáticas, por isso grandes ajudas são completamente importantes para engajar pessoas e reverter essa situação. Dessa forma, as empresas precisam investir em ações que promovam a redução de materiais tóxicos e uma política interna que valorize a reciclagem ou reutilização dos produtos usados.

Por meio de uma consciência ecológica, todavia, organizações podem dar uma maior credibilidade à imagem do negócio e impactar um público que já faz parte do movimento sustentável. Tudo isso com o auxílio de soluções que apresentem durabilidade e maior qualidade.

O conceito de aço verde

O aço verde é um material produzido por carvão vegetal que contribui bastante com a produção sustentável na indústria. Desse modo, esse método de produção prioriza ambientes reflorestados, buscando preservar a biodiversidade. Além disso, traz melhor custo-benefício e ajuda a diminuir a emissão de gases de efeito estufa, pois não é proveniente de fontes poluentes, como combustíveis fósseis.

Em suma, o desenvolvimento do aço verde durou cerca de 7 anos (ciclo da colheita) e, em 2015, o público já pôde contar com tal solução, originada de florestas de eucalipto. Assim, toda a equipe usa uma energia limpa e renovável nesse processo de geração. Inclusive, ela dispõe de um baixo custo, sendo economicamente viável no setor industrial.

A produção do carvão vegetal dura em média 15 dias. Nesse processo, são utilizadas tecnologias para neutralizar a emissão de gases poluentes. O último passo é encaminhar o aço verde para o mercado de siderurgia.

A adoção do aço verde na sua empresa

Como bem sabemos, o aço é um dos materiais de maior utilidade no setor industrial. De acordo com a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), o Brasil produz 32,2 milhões de toneladas e ocupa o nono lugar de maior produtor de aço do mundo.

Entretanto, os processos que envolvem sua produção geram muitos malefícios ao meio ambiente, sobretudo envolvendo as emissões de CO₂. Diante disso, é necessário adotar uma política de descarbonização. Portanto, oferecer produtos que apresentem menor intensidade de carbono, ou seja, o aço verde.

Dessa forma, é importante passar por uma série de mudanças que já estão sendo desenvolvidas pela indústria. Desde a revisão dos processos produtivos e substituição de fontes de energia até a adoção de fornecedores ambientalmente responsáveis que compactuam com esse propósito sustentável.

Por último, queremos lembrar que o aço verde ajuda a melhorar seus níveis de produção e traz mais eficiência nos seus processos. Portanto, aproveite que ela ganha cada vez mais espaço no Brasil e comece a investir na sustentabilidade em sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Então não se esqueça de compartilhar para que outras pessoas entendam a importância desse assunto e adotem práticas mais sustentáveis.

Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

ENTRE EM

CONTATO

Translate »
Rolar para cima