tipos de fundição

Conheça os principais tipos de fundição

Ao longo dos anos, as indústrias começaram a ter processos mais inovadores, buscando trazer maior efetividade e agilidade na produção. Sobretudo quando falamos dos principais tipos de fundição, há diferentes processos, que vão determinar diversos resultados.

Atualmente, a siderurgia também tem o papel de cumprir com políticas que visam a diminuição de emissão de CO2. Sob esse ponto de vista, ela recorre a ações que exploram a sustentabilidade no dia a dia das empresas e valorizam princípios ESG.

Dessa forma, qual seria o melhor processo de fabricação de peças? Continue conosco e conheça as características dos principais tipos de fundição!

Os principais tipos de fundição

Como bem sabemos, a fundição é um processo que traz vantagens aos clientes e à própria indústria. Primeiramente, porque é possível construir peças metálicas de variados formatos com materiais ferrosos ou não ferrosos. Assim, consegue-se atender às variadas demandas de mercado e satisfazer os clientes com maior facilidade.

Além disso, esse procedimento dá origem à sucata metálica. Ou seja, as sobras que servem de reciclagem e ajudam a aproveitar e reaproveitar esse material, uma vez que seu descarte incorreto na natureza pode agredir o meio ambiente. Diante disso, conheça abaixo os principais tipos de fundição.

Gravidade

Em síntese, usa-se a força gravitacional na solidificação de materiais metálicos. Esse é um dos tipos de fundição que melhor se adapta às políticas de preservação da sustentabilidade. Ao passo que a areia que desenha os moldes é reaproveitada e geralmente os responsáveis usam mais de uma vez.

Molde permanente

O molde permanente é uma solução bastante prática e ideal aos que desejam fazer uma alta tiragem de peças. Afinal, por meio de um único molde, a empresa pode fabricar milhares de peças. Sem dúvidas, o investimento compensa o custo alto de sua fabricação.

Centrifugação

Se você deseja a fabricação de uma peça com acabamento superficial e de formatos cilíndricos ou simétricos, esse é um dos tipos de fundição que melhor se adéqua às suas demandas. O molde permite um movimento de rotação que possibilita vazamento do líquido e precisão do formato que o cliente deseja.

Precisão

Esse é um dos tipos de fundição que contempla as demandas mais complexas do setor siderúrgico. Isso porque o nível de detalhamento que a peça traz é muito alto, pois ela não apresenta linhas de partição, que chegam a dispensar a usinagem. Por isso, permite flexibilidade de forma e tolerância dimensional estreita.

Neste conteúdo você teve a oportunidade de conhecer os principais tipos de fundição. Então foi possível perceber que modelo carrega características que permitem uma tomada de decisões mais assertiva. Portanto, considere tais critérios e contribua para a qualidade dos seus ativos.

A Usina Siderúrgica Atlas dispõe da certificação ISO 9001, responsável por garantir a qualidade nos processos de fundição. Por isso, conte conosco como parceira para processos de siderurgia. Visite nosso site para que possamos iniciar essa parceria!

Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

ENTRE EM

CONTATO

Translate »
Rolar para cima