Ao longo dos anos, as indústrias começaram a ter processos mais inovadores, buscando trazer maior efetividade e agilidade na produção. Sobretudo quando falamos dos principais tipos de fundição, há diferentes processos, que vão determinar diversos resultados.
Atualmente, a siderurgia também tem o papel de cumprir com políticas que visam a diminuição de emissão de CO2. Sob esse ponto de vista, ela recorre a ações que exploram a sustentabilidade no dia a dia das empresas e valorizam princípios ESG.
Dessa forma, qual seria o melhor processo de fabricação de peças? Continue conosco e conheça as características dos principais tipos de fundição!
Os principais tipos de fundição
Como bem sabemos, a fundição é um processo que traz vantagens aos clientes e à própria indústria. Primeiramente, porque é possível construir peças metálicas de variados formatos com materiais ferrosos ou não ferrosos. Assim, consegue-se atender às variadas demandas de mercado e satisfazer os clientes com maior facilidade.
Além disso, esse procedimento dá origem à sucata metálica. Ou seja, as sobras que servem de reciclagem e ajudam a aproveitar e reaproveitar esse material, uma vez que seu descarte incorreto na natureza pode agredir o meio ambiente. Diante disso, conheça abaixo os principais tipos de fundição.
Gravidade
Em síntese, usa-se a força gravitacional na solidificação de materiais metálicos. Esse é um dos tipos de fundição que melhor se adapta às políticas de preservação da sustentabilidade. Ao passo que a areia que desenha os moldes é reaproveitada e geralmente os responsáveis usam mais de uma vez.
Molde permanente
O molde permanente é uma solução bastante prática e ideal aos que desejam fazer uma alta tiragem de peças. Afinal, por meio de um único molde, a empresa pode fabricar milhares de peças. Sem dúvidas, o investimento compensa o custo alto de sua fabricação.
Centrifugação
Se você deseja a fabricação de uma peça com acabamento superficial e de formatos cilíndricos ou simétricos, esse é um dos tipos de fundição que melhor se adéqua às suas demandas. O molde permite um movimento de rotação que possibilita vazamento do líquido e precisão do formato que o cliente deseja.
Precisão
Esse é um dos tipos de fundição que contempla as demandas mais complexas do setor siderúrgico. Isso porque o nível de detalhamento que a peça traz é muito alto, pois ela não apresenta linhas de partição, que chegam a dispensar a usinagem. Por isso, permite flexibilidade de forma e tolerância dimensional estreita.
Neste conteúdo você teve a oportunidade de conhecer os principais tipos de fundição. Então foi possível perceber que modelo carrega características que permitem uma tomada de decisões mais assertiva. Portanto, considere tais critérios e contribua para a qualidade dos seus ativos.
A Usina Siderúrgica Atlas dispõe da certificação ISO 9001, responsável por garantir a qualidade nos processos de fundição. Por isso, conte conosco como parceira para processos de siderurgia. Visite nosso site para que possamos iniciar essa parceria!