Os tipos de aços ligados são usados para diferentes finalidades, de acordo com sua composição. Eles estão presentes na produção de materiais de construção, produtos em inox, eletrodomésticos e veículos. Por serem de fácil aplicabilidade e com propriedades mecânicas, são muito populares na indústria.
Se você deseja saber mais sobre os tipos de aços ligados, suas composições e aplicabilidades, continue acompanhando a leitura para tirar todas as dúvidas.
O que são os aços ligados?
Os aços ligados são uma composição de ferro e carbono, com a adição de outros elementos de liga. Assim, é possível realizar alterações nas propriedades mecânicas ou químicas, de modo que o material tenha mais resistência e dureza.
Entre as opções de elementos de liga adicionados ao aço, podemos citar:
- manganês;
- tungstênio;
- molibdênio;
- cromo;
- níquel;
- vanádio;
- silício.
Quais os principais tipos de aços ligados?
Sem dúvidas, todos os tipos de aços ligados são úteis na construção correta de diferentes peças que fazem parte da rotina de uma siderúrgica. Logo, é muito importante conhecer a composição de cada material e contar com os elementos que trazem o melhor resultado para o objetivo desejado. Por isso, confira mais detalhes.
Aço baixa liga
Primeiramente, podemos falar do Aço baixa liga, que dispõe de uma porcentagem de elementos que varia de 1% a 5%. Desse modo, peças que recebem essa composição apresentam mais versatilidade e resistência. Estão presentes em peças automotivas, construção de linhas ferroviárias e produção de tubos.
Aço média liga
Neste exemplo de tipos de aços ligados, a porcentagem chega a ultrapassar a anterior, visto que a adição dos elementos varia entre 5% e 12%. Normalmente, é possível encontrá-los na fabricação de moldes.
Aço alta liga
Com a característica de receberem elementos de liga que ultrapassam a porcentagem de 12%, os aços de alta liga são aplicados em ocasiões especiais na indústria, principalmente em meios agressivos que oscilam entre altas e baixas temperaturas.
Quais os elementos adicionados à mistura?
De maneira geral, é bom saber que os elementos de liga são adicionados com base em certas porcentagens para contemplar um determinado objetivo. Por exemplo:
- manganês ajuda a aumentar a temperabilidade;
- chumbo aumenta a resistência à corrosão por contar com um grande número atômico;
- silício promove dureza, mas faz com que o material corroa em contato com ácidos;
- vanádio estabiliza carbetos;
- boro promove melhorias na conformação mecânica.
Neste conteúdo, você aprendeu os principais tipos de aços ligados e os objetivos das misturas. Portanto, pense nessas porcentagens na busca por fabricar peças com as características corretas.
Gostou das informações? Então compartilhe o artigo com outras pessoas e proponha novidades para ampliar a qualidades dos serviços.