peça de ferro ou aço

Peça de ferro ou aço: as diferenças que implicam na escolha do material

Ao longo dos anos, o processo de fundição adquiriu várias atualizações para satisfazer a necessidade de cada consumidor. Afinal, é necessário trazer mais diversidade às peças em busca de satisfazer os clientes e atingir resultados únicos. Diante disso, surge a dúvida em relação à escolha entre a peça de ferro ou aço.

Cada material passa por procedimentos diferentes e dispõe de propriedades físicas e químicas que ajudam na confecção dos moldes e peças de diferentes tipos de produtos. No entanto, existem vantagens e desvantagens de cada opção, por isso é necessário analisá-las com cautela a fim de realizar uma boa escolha.

Continue conosco e veja as características das peças de ferro e aço. Com esse conhecimento, você vai agir com maior convicção, tomando uma decisão assertiva!

Quais as características do aço?

Antes de identificar qual escolher entre peça de ferro ou aço, vamos conhecer as características de cada material. Por meio do carbono e de outros elementos químicos é possível construir o aço, uma liga metálica que agrega valor aos princípios de sustentabilidade

O produto é menos agressivo ao meio ambiente, além de ser resistente à torção, ter fácil manuseio e estar muito presente nas aplicações da indústria e, principalmente, na construção civil. 

Devido à qualidade e funcionalidade, existem vários tipos de aço disponíveis no mercado. Entre eles podemos citar o aço verde, produzido por meio do carvão vegetal e resultado de madeiras retiradas de ambientes reflorestados. De modo geral, é uma alternativa amiga da natureza que reduz as emissões de CO2 e gera menos malefícios ao planeta

Quais as propriedades do ferro?

O ferro é um elemento químico puro encontrado na natureza e feito em temperaturas bem elevadas. Apesar de ser muito macio e maleável, é limitado nas suas aplicações, não apresenta resistência à corrosão e é difícil de manusear e transportar por ser um material bastante pesado.

Peça de ferro ou aço: qual escolher?

Em termos de resistência, o aço apresenta um comportamento melhor em comparação ao ferro. Afinal, a composição dele leva ferro e outros elementos que proporcionam essa liga metálica. Diante dessas circunstâncias, o aço tem o melhor custo-benefício do mercado.

Apesar de ele ser mais caro do que o ferro, é possível notar que se trata de um investimento que traz vantagens a longo prazo na indústria. Isso porque ele é útil em diferentes tipos de construções e até em meios de transporte. Além disso, o material suporta diferentes tipos de impactos.

Por isso, o aço pode ser usado em estruturas de energia, carros, materiais para construção, bicicletas, navios e aviões. Tal variedade na aplicação é decorrente de uma ótima resistência à oxidação e de estar cada vez mais próximo à meta de descarbonização na indústria. Logo, é algo que fortalece seu diferencial competitivo e sua responsabilidade ambiental.

Neste artigo trouxemos algumas informações que ajudam a tirar sua dúvida em relação à escolha entre uma peça de ferro ou aço. Portanto, considere tais dados para definir o ideal para cada caso e tornar seus resultados cada vez mais atrativos e com um ótimo retorno sobre o investimento.

Essa questão é muito importante para tornar suas decisões mais efetivas, da mesma forma que o fornecimento de matéria-prima. Continue conosco e veja alguns critérios para seleção de fornecedores para siderurgia e como encontrá-los.

Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

ENTRE EM

CONTATO

Translate »
Rolar para cima