As fundições, quando recebem um pedido de orçamento de peças fundidas, precisam solicitar e conhecer diferentes informações para garantir que o orçamento solicitado será adequado aos custos reais de produção. Aliás, quando se trata de precificação, é fundamental considerar o custo de materiais, o tipo de serviço, as especificações do projeto, entre outros detalhes.
A valorização da saúde do seu negócio é muito importante e demanda determinadas práticas recorrentes. Por isso, é interessante conhecer dicas que ajudem e melhorar esse processo de orçamento, garantindo adequação às necessidades do cliente e alinhamento com os seus custos de produção.
Diante disso, continue conosco e veja mais informações nos tópicos abaixo sobre como fazer um bom orçamento de peças fundidas para seus clientes. Além disso, entenda o que deve constar nesse documento.
O que é orçamento de peças fundidas?
De maneira geral, por meio da internet muitas empresas passaram a divulgar os seus serviços com maior facilidade. Logo, surgiu a possibilidade de clientes solicitarem um orçamento de peças fundidas pelos meios digitais da fundição. Em suma, essa é uma maneira prática e inteligente de atender às necessidades de cada contato, entregando um valor inicial pelo pedido, que é feito a partir da coleta de algumas informações.
Certamente, esse momento de negociação é muito importante e um grande passo na construção da credibilidade da sua marca. Afinal, é uma ocasião em que é possível passar confiança e criar um vínculo que se fortalecerá conforme a conservação da satisfação dos clientes pelos serviços prestados.
Quais dados devem estar presentes?
Em suma, o orçamento de peças fundidas é um documento muito importante que mostra o comprometimento e a qualidade dos serviços que sua empresa prestará em busca de um resultado adequado. Portanto, algumas informações precisam estar presentes nele. Logo, é necessária uma boa coleta de informações.
Primeiramente, é necessário listar os dados da sua empresa, principalmente os meios de comunicação que facilitem o contato entre o cliente e a fundição. Da mesma forma, os dados do cliente são de extrema importância, assim como os detalhes do serviço.
Neste último, é interessante mapear o detalhamento da falha (caso o serviço gire em torno de uma manutenção), os procedimentos que serão adotados e um cronograma que ajude a gerenciar o tempo de ambas as partes. Desse modo, ao final, é possível deixar um cálculo do valor do investimento e a proposta comercial.
Quais as informações que a fundição deve solicitar?
Normalmente, as empresas de siderurgia e metalurgia lidam com exigências normativas que ajudam a padronizar processos e manter a qualidade dos produtos e serviços, além de princípios ESG em busca de garantir sucesso nas operações e valores da marca.
Alinhado a esse pensamento, existem informações que você deve solicitar para manter as adequações e atender aos critérios de padronização. Assim, será possível calcular os pontos citados acima e fazer com que a produção esteja dentro das necessidades. Veja quais são elas:
- descrição do item;
- material;
- NCM de aplicação;
- peso;
- quantidade;
- desenho técnico do item;
- necessidade de serviços adicionais;
- ensaios e certificados de qualidade;
- detalhes adicionais, como dureza diferenciada, identificação na peça, normas específicas, entre outros.
Neste conteúdo, você aprendeu algumas dicas importantes que ajudam sua empresa a melhorar o processo de orçamento de peças fundidas. Dessa forma, será possível conquistar a confiança do seu público-alvo e apostar em processos que tragam mais agilidade e eficiência nos seus serviços.
Gostou deste artigo? Então não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter e receber conteúdos inéditos por e-mail!