energia renovável

O que é energia renovável e como usá-la?

A energia renovável é crucial para todos os segmentos industriais, incluindo a fundição. Nesse tipo de indústria, que envolve a fabricação de peças por meio de derretimento e moldagem de metais, ocorre o uso intensivo de energia devido às altas temperaturas e aos processos envolvidos.

Assim, a transição para fontes de energia mais limpas e renováveis traz diversos benefícios, tanto para a indústria da fundição quanto para o meio ambiente. Entre as principais vantagens para o processo de fundição estão: a redução de emissões de poluentes e melhora da qualidade do ar, a promoção da sustentabilidade ambiental, a economia de custos e a resiliência energética.

Quer saber mais? Então continue a leitura para compreender melhor o que é a energia renovável e como ela pode ser utilizada na indústria siderúrgica.

Compreendendo o conceito de energia renovável

A energia renovável é obtida a partir de fontes naturais inesgotáveis ou que se regeneram rapidamente ao longo do tempo. Ao contrário das fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), as energias renováveis são consideradas mais sustentáveis e ambientalmente amigáveis.

Isso porque a sua utilização não promove o esgotamento dos recursos naturais nem produz emissões significativas de gases de efeito estufa ou poluentes atmosféricos. Veja, a seguir, as principais fontes de energia renovável.

Energia solar

A energia solar é capturada através de painéis solares que convertem a luz do sol em eletricidade ou calor. Essa energia renovável pode ser utilizada para geração de eletricidade em residências, empresas e instalações industriais, bem como para aquecimento de água em sistemas solares térmicos.

Energia eólica

A energia eólica é gerada a partir do movimento do vento. Portanto, mediante aerogeradores ou turbinas eólicas, a energia cinética do vento é convertida em eletricidade, podendo ser integrada à rede elétrica.

Energia hidrelétrica

É produzida pelo fluxo da água, geralmente por meio de barragens. Logo, através da água em movimento, são acionadas turbinas que geram eletricidade.

Energia geotérmica

A energia geotérmica é obtida do calor proveniente do interior da Terra. A sua exploração ocorre para geração de eletricidade e aquecimento direto, principalmente em áreas geotérmicas ativas.

Energia das marés e das ondas

É a energia gerada a partir do movimento das marés e das ondas oceânicas. Sendo assim, a sua captura ocorre por dispositivos especiais, que a convertem em eletricidade.

Biomassa

A energia da biomassa é derivada de materiais orgânicos, como resíduos agrícolas, de madeira e outros materiais biodegradáveis. Tais materiais podem ser queimados diretamente para gerar calor ou transformados em biocombustíveis para geração de eletricidade, ou combustível veicular.

Para utilizar a energia renovável, é necessário implementar tecnologias específicas para cada fonte. Dessa forma, a sua utilização pode incluir a instalação de painéis solares, turbinas eólicas, sistemas de energia hidrelétrica e geotérmica, entre outros.

Nesse sentido, é possível afirmar que o uso de energia renovável é fundamental para reduzir a dependência de combustíveis fósseis, mitigar as mudanças climáticas e promover a sustentabilidade ambiental.

O processo de fundição e o uso de energia sustentável

A implementação de energia renovável na indústria da fundição pode envolver a adoção de sistemas de aquecimento solar, turbinas eólicas para geração de eletricidade, utilização de biomassa como combustível alternativo, além de outras soluções.

No entanto, é importante considerar as características específicas de cada processo de fundição, a infraestrutura disponível e os custos associados para garantir uma transição bem-sucedida e eficiente.

Várias fundições em todo o mundo reconhecem os benefícios da energia limpa e adotam práticas mais sustentáveis em seus processos. Portanto, confira alguns exemplos de empresa que já estão apostando na energia renovável:

  • Metalcasters Association of the Philippines (MAP) — a Associação de Fundições das Filipinas está incentivando suas empresas e membros a adotar a energia solar como fonte de eletricidade;
  • Waupaca Foundry (EUA) — uma das maiores fundições de ferro cinzento e dúctil nos Estados Unidos investiu em várias iniciativas de sustentabilidade, incluindo a instalação de sistemas solares fotovoltaicos;
  • Grupo Menegotti (Brasil) — a indústria catarinense que é referência na construção civil e fundição foi certificada como empresa renovável, pois utiliza energia elétrica de fontes renováveis;
  • Caterpillar (Bélgica) — a empresa utiliza energia eólica para alimentar suas operações, produzindo componentes para máquinas de construção e mineração.

A transição para fontes de energia renovável não apenas reduz o impacto ambiental, mas também pode gerar economia a longo prazo. Além disso, possibilita a melhoria da imagem corporativa das empresas ao afirmarem o seu compromisso com o meio ambiente.

Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe outras novidades que podem melhorar sua gestão e conhecimento na siderurgia. Basta assinar nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

ENTRE EM

CONTATO

Translate »
Rolar para cima