moldagem em areia verde

Entenda mais sobre o processo de moldagem em areia verde

Existem diferentes tipos de processos que a fundição pode seguir na produção, dependendo do tipo de produto. Por exemplo, se for necessário fabricar peças de alumínio, cobre ou outros tipos específicos, é interessante um método que mais agrega valor ao resultado. Entre as opções disponíveis está a moldagem em areia verde, uma opção que vem ganhando espaço diante dos avanços da sustentabilidade nas empresas.

Além de escolher o processo que melhor mantém a qualidade nas entregas, a indústria se preocupa, atualmente, com todas as etapas que envolvem o fluxo produtivo. Sobretudo com preocupação pelas operações que apresentam uma grande geração de resíduos e necessidade de recursos. O objetivo é gerar menos impacto ao meio ambiente e estar em conformidade com os princípios ESG.

Logo, é fundamental que as empresas saibam as melhores soluções disponíveis no mercado e optem por aquelas que vão atender às suas expectativas e objetivos. Portanto, permaneça conosco e veja como é o processo de areia verde e os benefícios da técnica.

O que é o processo de moldagem em areia verde?

Geralmente, quando falamos de confecção de peças fundidas, a moldagem em areia é uma das mais recorrentes no ambiente industrial. A areia base é composta por um elemento granular e refratário. Mas para compor a moldagem em areia verde, utiliza-se areia nova (areia de rios), aglomerantes em argila, água e aditivos.

Para a mistura das composições, deve-se fazer uma massa homogênea, que vai preencher o molde da peça. É possível notar a presença de aditivos umedecidos pela própria água que ajudam a dar mais precisão no derramamento do material em um molde.

Em seguida, é obrigatório que o material resfrie por um tempo e se solidifique até obter o resultado desejado. A fundição permite confeccionar vários tipos de metais em peças industriais de diferentes ramos da indústria, como têxtil, automotivo, odontológico e alimentício.

Quais as diferenças em relação à areia resinada?

O processo de molde em areia resinada usa areia nova (areia de rios), resinas como aglomerantes, cura com calor, cura a frio e CO₂ (Silicato de sódio e gás CO₂ como catalisador) para que as peças possam ter alta precisão, fluidez e qualidade na superfície. Entretanto, é possível notar desvantagens no uso do método.

Afinal, a moldagem em areia resinada provoca uma grande quantidade de gás no ambiente, e esse processo é incompatível com a proposta de descarbonização presente nas políticas de várias em empresas. Além disso, o processo apresenta um preço mais elevado em comparação à moldagem em areia verde.

Quais os benefícios da moldagem em areia verde?

Inegavelmente, a moldagem em areia verde é um dos processos mais econômicos na fundição e agrega valor à entrega para o cliente final. Isso porque é um método bastante prático que promove o acabamento das peças e a precisão de objetos de metal, já que primeiro se confecciona o molde e depois um modelo.

Dessa forma, o cliente terá acesso a uma peça de qualidade e livre de impurezas. Além disso, a areia verde cumpre com as expectativas de estabelecer práticas na empresa que propagam a sustentabilidade na rotina dos fluxos de trabalhos. Ao passo que ela pode ser reutilizada mais de uma vez. 

Neste conteúdo você teve a oportunidade de aprender o que é, como funciona e quais os benefícios da moldagem em areia verde. Portanto, se você deseja investir em sustentabilidade e em um processo mais econômico de fundição, considere esse método.

Quer ter acesso a mais dicas como esta? Então se inscreva agora mesmo na nossa newsletter e receba conteúdos inéditos por e-mail. 

Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

ENTRE EM

CONTATO

Translate »
Rolar para cima