marketing verde

Entenda o que é marketing verde e como usar esse recurso a seu favor

O marketing verde é uma estratégia focada em ações que beneficiam o meio ambiente nas etapas de divulgação, operação ou produção de uma marca, produto ou serviço. A necessidade de adotar medidas para promover a descarbonização na indústria cresce diariamente. Por isso, marcas se preocupam em reforçar os cuidados com sustentabilidade e o consumo consciente dos bens naturais.

Com o aumento da presença digital, é muito importante ter uma comunicação com o público que ajude as empresas a se posicionarem de forma mais efetiva e estratégica no atual cenário de preocupações com o meio ambiente. Além disso, é uma ótima maneira de facilitar o primeiro contato e a interação com a sua marca. Entretanto, os investimentos nessa estratégia ultrapassam essas premissas.

É por meio do marketing verde que é possível fortalecer o relacionamento com seu público, fidelizar sua lista de clientes e parceiros comerciais, além de contribuir com práticas sustentáveis. Quer saber como ele funciona? Então veja a seguir qual é a importância desse recurso para as empresas e seus os pilares.

O que é marketing verde?

Como falamos, o marketing verde é um conjunto de técnicas que visam proporcionar o apelo ambiental dos seus produtos e serviços, vinculando sua marca a uma imagem ecologicamente correta e consciente.

Nesse caso, é importante mostrar o quanto sua empresa respeita o meio ambiente e tem políticas internas que valorizam princípios ambientais. Atualmente, existem várias indústrias com princípios ESG que além de dialogar com ações sustentáveis, reforçam a qualidade de vida dos colaboradores e têm uma governança com foco antifraudes e anticorrupção. 

Qual a importância desse recurso para os negócios?

Inegavelmente, é preciso trazer mudanças significativas na siderúrgica que proporcionem a diminuição do impacto que as emissões de CO2 trazem ao meio ambiente. A neutralidade climática já faz parte do decreto 11.075/2022 e existem políticas de incentivo que fazem com que cada empresa tenha mais responsabilidade ambiental, como a iniciativa de compensação de créditos de carbono.

Sob esse ponto de vista, há várias oportunidades disponíveis na atualidade para que as empresas deem o primeiro passo. Uma opção importante é a redução do impacto negativo que os resíduos deixam, com apoio da reciclagem da sucata metálica.

Tudo isso é bastante benéfico e até ajuda a promover a redução de custos operacionais e fazer com que a fundição conquiste uma maior credibilidade no mercado investidor, além de atrair a atenção de um público mais exigente e consciente.

Quais são os pilares do marketing verde?

Em busca de realizar a boa implementação do planejamento estratégico com foco no marketing verde, é interessante que a gestão sustente alguns pilares:

  • ecologia — dialoga com ações que incentivam a reciclagem e a proteção da biodiversidade e do ecossistema;
  • economia — tem foco na mobilidade verde, o uso de energias renováveis, reúso de bens naturais ou de material e transformação digital na intenção de trazer um maior custo-benefício;
  • sociedade — propõe que as medidas sejam socialmente justas para todos;
  • cultura — conta com iniciativas que promovem o incentivo à inclusão social, o respeito e o diálogo constante com os povos originários.

Para finalizar, queremos alertar que o mau uso das ações pode causar grandes prejuízos à marca. O greenwashing, falso marketing verde, é realizado por várias empresas e existem canais que expõem esse ato de má-fé. Portanto, é essencial se envolver com as causas de verdade, abraçar todas essas ideias e torná-las presentes na cultura organizacional da sua empresa.

Gostou deste artigo? Então continue conosco e veja de que maneira é possível dar início a essa mudança por meio do aço verde e a sustentabilidade na siderurgia.

Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

ENTRE EM

CONTATO

Translate »
Rolar para cima