lean-manufacturing

O que é lean manufacturing e como aplicar?

Além da valorização do aço verde e a sustentabilidade na siderurgia, muitos empresários buscam soluções que evitem desperdícios no ambiente produtivo. Sobretudo metodologias que causem grandes mudanças organizacionais e impactos positivos na sociedade. Diante disso, é necessário entender a importância da lean manufacturing.

A implantação de novos sistemas de gestão que permitam a atualização dos processos nas plantas é sempre um ponto importante e que deve ser observado com cuidado. Dito isso, conheceremos neste artigo o conceito de lean manufacturing, seus princípios e as etapas do processo de implantação na empresa. Confira!

O que é lean manufacturing?

Conhecida inicialmente por Sistema Toyota de Produção, a lean manufacturing foi popularizada no Brasil com o nome de manufatura enxuta. É uma metodologia cujo objetivo é identificar, considerar e subtrair qualquer tipo de desperdício presente no ambiente de trabalho, seja ele tangível ou intangível.

Em outras palavras, isso significa fazer com que as cadeias produtivas desenvolvam um processo de melhoria contínua. Consequentemente, é possível promover mais produtividade e atenção constante à tecnologia, promovendo a otimização de resultados.

Quais os 5 princípios da manufatura enxuta?

Em busca de promover ações de melhoria na empresa, a lean manufacturing tem o valor como um dos seus princípios, principalmente como o público enxerga os valores da sua organização. O intuito é não entregar produtos ou serviços errados para o consumidor, o que resultaria em desperdício.

Em seguida, há o fluxo de valor, que envolve etapas para tornar possível a geração desses valores aos clientes, desde a troca de informações até a qualidade dos materiais disponíveis. Entretanto, para que isso possa acontecer é necessário atender ao princípio de fluxo contínuo: ou seja, o andamento da planta deve ocorrer sem interrupções e com constantes melhorias. 

A quarta etapa diz respeito ao Just-in-Time (JIT), uma técnica que faz com que a empresa considere o desejo do cliente no andamento das demandas internas. Por último, a marca fica diante da qualidade total, o princípio da perfeição, que permite que a organização atinja um patamar de excelência. 

Quais as etapas do processo de implantação?

Primeiramente, a empresa deve conhecer seus valores e identificar os principais tipos de desperdícios. Após esse período de autoconhecimento, é fundamental que a equipe responsável documente o estado atual dos processos. Assim, é possível identificar gargalos na linha de produção.

Em seguida, defina o novo processo com base nos princípios da lean manufacturing. Posteriormente, inicie as etapas a partir do momento que todos os colaboradores estejam treinados para tal mudança.

Para finalizar, a dica é analisar as mudanças e aplicar melhorias. Afinal, um dos principais objetivos da manufatura enxuta é fazer com que a empresa implemente a melhoria contínua para que possa crescer cada vez mais.

Neste artigo, você aprendeu de forma simples o que é lean manufacturing e o quanto ela pode ajudar sua empresa em mudanças corporativas. Portanto, invista nesse método para reduzir custos e ter um melhor controle de qualidade.

Gostou deste conteúdo? Então se inscreva na nossa newsletter e expanda seu conhecimento em torno de assuntos como este.

Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

ENTRE EM

CONTATO

Translate »
Rolar para cima