iso-14001

Entenda o que é a ISO 14001 e por que ela é importante

A sustentabilidade é um assunto bastante recorrente nas pautas de muitas empresas. Atualmente, existe uma consciência maior das pessoas em relação à preservação ambiental e a atividades que trazem um impacto negativo aos bens naturais. Nesse sentido, é possível se engajar e adotar uma mudança consciente nas organizações por meio da ISO 14001.

Após a transformação digital, diversas organizações apostaram na padronização de processos e tornaram mais ágeis seus fluxos de trabalho. Neste caso, é possível simplificar a implementação um sistema de gestão ambiental e conduzir diretrizes que valorizam políticas ambientais. Assim, sua empresa será conhecida por ser ecologicamente correta, aumentando a confiança do público pela sua imagem.

Quer saber outros detalhes sobre tal certificação? Então confira as informações que separamos nos tópicos abaixo.

O que é ISO 14001?

A ISO 14001 faz parte das diretrizes criadas pela International Organization for Standardization (ISO). Dito isso, a empresa que conta com essa certificação se compromete a preservar critérios e sistemas padronizados de cuidados ambientais. São exemplos a melhor gestão de recursos naturais, a redução de poluentes e resíduos sólidos, assim como a mitigação de impactos ao meio ambiente.

Portanto, a ISO 14001 visa estabelecer uma gestão ambiental na intenção de alcançar o sucesso sustentável com ajuda de um plano de ação estratégico. Da mesma forma, a regulamentação valoriza constantemente o conhecimento em relação à análise do ciclo de vida, rotulagem ambiental e terminologia.

Quais os benefícios do sistema de gestão ambiental na empresa?

Primeiramente, é necessário lembrar que a ISO 14001 permite valorizar ações de preservação dos bens naturais e o cumprimento da legislação ambiental. Assim, é possível estabelecer políticas para barrar o consumo inconsciente de insumos naturais, assim como ter uma maior economia nas contas de água e luz com mudanças simples na empresa. É importante ressaltar, também, o cuidado com matérias-primas, que sejam de fontes renováveis, por exemplo.

Em outras palavras, ocorrerão muitos incentivos ao reúso, à gestão ambiental e à preservação dos bens naturais. Consequentemente, seus colaboradores se adaptam a um novo clima organizacional que proporciona que todos sejam amigos do verde. Além disso, a sua empresa também pode engajar esse propósito por meio de campanhas de marketing e ações pontuais.

Em suma, todo esse investimento ajuda a melhorar a confiança dos seus colaboradores e traz mais credibilidade para a sua imagem com o público externo e mercado internacional. Atualmente, é muito importante desenvolver seu diferencial competitivo e fazer a diferença em meio a tantos descasos com a natureza e o que ela oferece.

Tudo isso é fundamental nos dias de hoje porque o consumidor atenta a tais fatos antes de fechar uma parceria comercial. Como bem sabemos, é essencial conhecer as características e o comportamento do perfil de clientes que você deseja atingir. Logo, nada melhor que reforçar tal causa e engajar mais pessoas nessa luta diária.

Qual a relação dessa certificação com a qualidade do produto?

Atualmente, existem muitos casos de empresas que praticam o greenwashing e prejudicam suas imagens por quererem enganar os consumidores. O termo se refere àquelas que passam uma falsa sensação de serem ecologicamente corretas. Isso na intenção de aproveitar a valorização do assunto sustentabilidade e beneficiar sua marca apenas para aumentar os lucros nas vendas.

Entretanto, a ISO 14001 garante o compromisso das empresas que são, de fato, ecologicamente corretas desde a concepção até o resultado final dos seus produtos e serviços. Afinal, todas estão em cumprimento da legislação ambiental, e essa questão prevalece por meio da melhoria contínua e auditoria.

Por último, queremos dizer que a ISO 14001 contempla empresas de grande, médio ou pequeno porte. Assim, as pessoas poderão ter mais respeito aos princípios ecológicos e reverter a situação que o planeta se encontra com soluções ecologicamente corretas. 

Gostou deste assunto? Então se inscreva na nossa newsletter para receber outros conteúdos interessantes.

Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

ENTRE EM

CONTATO

Translate »
Rolar para cima