indicador-oee

O que é indicador OEE e qual a importância dele?

Ao longo dos anos, as indústrias acompanham os avanços tecnológicos em busca de técnicas que melhorem seu fluxo produtivo. Com base nisso, muitas tendências surgiram, mas saber o que é eficiente ou não numa planta industrial é muito importante para manter o bom andamento da produção. Para isso, existe o indicador OEE.

A eficiência operacional leva a empresa a fidelizar o público interno e externo. Ao passo que melhora as condições de trabalho, ao mesmo tempo que oferece boas entregas e prazos aos clientes, sempre com a maior qualidade.

Sob esse ponto de vista, veremos mais detalhes sobre a utilização do indicador OEE no processo de produção. Portanto, continue conosco e tenha um bom aprendizado!

A importância da eficiência em uma planta industrial

Certamente, se você for uma empresa que segue os princípios ESG, já percebeu o quanto é importante a padronização de processos, bem como políticas que valorizem a sustentabilidade da indústria.

Caso contrário, é necessário entender a importância de identificar gargalos que geram atrasos e desperdícios na linha de produção. Afinal, é fundamental agir com eficiência, uma vez que a qualidade dos seus serviços define a permanência ou não das suas parcerias comerciais.

Portanto, é essencial investir em procedimentos internos que reduzam custos desnecessários e tornem o trabalho mais produtivo. Entre as opções, acreditamos que o indicador OEE é uma ótima maneira de tornar esse objetivo cada vez mais vivo na sua empresa.

O conceito de indicador OEE

OEE é abreviação de Overall Equipment Effectiveness. Em tradução livre, podemos identificar como Eficiência Global do Equipamento. Ou seja, uma maneira que a empresa usa para avaliar a utilidade e agilidade de suas máquinas. Com a expansão da manufatura enxuta, o conceita busca evitar paradas não programadas e atrasos decorrentes de falhas nos equipamentos.

Esse termo se popularizou devido à adoção crescente de práticas que valorizam a construção de uma siderurgia sustentável. O cálculo do OEE é fácil, basta multiplicar seus três pilares, que veremos a seguir.

  • OEE = disponibilidade x desempenho x qualidade

Os 3 pilares do OEE

A disponibilidade busca saber qual é a vida útil daquela máquina. Assim, é possível obter um cálculo preciso ao dividir a capacidade utilizada pela disponível.

  • Capacidade utilizada ÷ capacidade disponível

O desempenho envolve a performance do equipamento da linha de produção. O cálculo é feito dividindo o tempo de produção ideal pelo real.

  • Tempo de produção ideal ÷ tempo de produção real

Por último, existe a questão da qualidade, que tem a intenção de estabelecer padrões e otimizar resultados. Para obter o resultado, subtraia a quantidade produzida pela quantidade refugada e pela retrabalhada. Ao final é só dividir pela quantidade produzida.

  • (Quantidade produzida – quantidade refugada – quantidade retrabalhada) ÷ quantidade produzida

Neste conteúdo você aprendeu o que é indicador OEE e de que maneira ele pode ajudar a sua empresa a preservar a qualidade e vida útil das máquinas. Portanto, invista nessa questão em busca de conduzir mais plantas produtivas.

Gostou dessas dicas? Continue conosco e veja como trabalhar a produtividade na siderurgia.

Quer receber mais conteúdos como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

ENTRE EM

CONTATO

Translate »
Rolar para cima