A padronização de processos é uma das principais características da Indústria 4.0. Atualmente, muitas empresas procuram investir em novas tecnologias para trazer mais qualidade na prestação de serviços. No entanto, é importante lembrar da valorização das exigências normativas na siderúrgica.
De antemão, esse tipo de investimento é muito importante para manter o diferencial competitivo da marca e a qualidade na produção. Ao mesmo tempo, traz melhores condições de trabalho aos colaboradores e preza pela satisfação do consumidor.
Desse modo, é fundamental atender a essas exigências, na intenção de melhorar sua performance diariamente. Portanto, conheça agora quais são as normas presentes na indústria.
O que são as exigências normativas?
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é um dos nomes mais relevantes quando se trata de exigências normativas, assim como a certificação ISO, que certifica o padrão de qualidade das empresas. Normalmente, muitas pessoas já conhecem a importância da ABNT no andamento de trabalhos científicos. Entretanto, ela também determina processos e normas que envolvem o ambiente de trabalho.
Afinal, o intuito é estabelecer a segurança e a integridade de trabalhadores que executam atividades de risco. Por exemplo, uma regulamentação é necessária para a fabricação de peças feitas sob encomenda.
No entanto, se sua empresa visa o crescimento exponencial e a inserção no mercado internacional, é interessante seguir a ASTM International (American Society for Testing and Materials).
Desse modo, é possível implantar padrões que promovem um grande diferencial competitivo no seu negócio. Consequentemente, sua marca passa a ter um conhecimento maior, tendo impacto no aumento das possibilidades de comercialização. Ou seja, é uma ótima maneira de passar maior credibilidade e trabalhar com mais inovação e produtividade.
Quais normas fazem parte dos processos produtivos de peças?
As técnicas utilizadas na fabricação de peças exigem uma padronização. Assim, é possível melhorar a distribuição dos recursos, reduzir custos e diminuir o grande número de falhas e retrabalhos presentes nos fluxos de produção.
Portanto, se quiser aumentar a produtividade e garantir o custo-benefício, confira abaixo algumas das exigências normativas do Brasil que fazem parte dos processos produtivos de peças:
- NBR6916:2017: exige condições em torno do ferro fundido. Seja no processo realizado com grafita esferoidal, seja de maneira nodular;
- NBR12672:1992: traz princípios acerca da areia-padrão em torno dos ensaios em fundição;
- NBR12798:1993: neste caso, considera-se a vida útil, tolerância em relação à dimensão e na angariação de peças fundidas em moldes de areia.
Além disso, é importante conhecer as exigências normativas da ASTM International. Afinal, a certificação de qualidade desse órgão faz com que você transmita confiança ao seu público. Dessa forma, sua indústria passa a ser vista como grande autoridade no setor. Veja abaixo alguns tipos de normas ASTM:
- ASTM A536: é necessário que a empresa siga orientações específicas acerca da fundição de ferros fundidos nodulares;
- ASTM A148: comprometimento da marca com as propriedades mecânicas para fundição de aços.
Por último, queremos lembrar que, além de implantar essas exigências normativas, a empresa deve investir em treinamentos. Assim, ela se certificará de que todos entendam bem os processos, de modo que a delegação de tarefas seja feita em busca da constante qualidade na produção.
Por falar em normas e padronização, continue conosco e entenda o que é a ISO 14001 e por que ela é importante.